Antes de mais nada é preciso dizer que planejar, acompanhar e mensurar são os segredos para um bom marketing.
Ao passo que, é também a base para um excelente planejamento de marketing.
Antes de planejar seu marketing é importante possuir o histórico de sua empresa bem como sua missão, visão e propósitos bem definidos. Vale lembrar que o porquê de sua existência é uma das bases para a comunicação de estratégias bem sucedidas.
Sem mais delongas, vamos às dicas práticas na elaboração do planejamento de marketing de seu laboratório:
1. Defina seu objetivo:
Você quer vender mais?
Se relacionar com os clientes existentes?
Reposicionar a marca de seu laboratório no mercado?
Para chegar aos resultados esperados é preciso antes de tudo, definir um objetivo claro.
Afinal, quais são suas metas com o marketing? Pense, discuta com a gestão e registre tudo!
2. Faça uma análise detalhada da concorrência:
Observe, porém, NUNCA copie. Estratégias de marketing são baseadas no histórico de cada empresa e em seus objetivos. Se destaque pelos seus diferenciais, jamais faça mais do mesmo.
A sua concorrência pode ser uma boa fonte de informação para posicionamento de mercado. Observe o mercado e avalie junto a agência uma forma de se destacar.
No entanto, tenha em mente, nunca copie!
3. Trace metas mensuráveis e tangíveis:
Atrair novos clientes e fidelizar os atuais podem ser seus objetivos, porém não são metas tangíveis e mensuráveis. Logo, transforme os seus objetivos em números que possam ser registrados e analisados.
Se o objetivo de seu laboratório é atrair novos clientes, portanto, defina quantos novos.
Se fidelizar os atuais, defina a taxa de fidelização que você espera.
O objetivo é aumentar o faturamento? Portanto, se sim quantos %?
Afinal, como montar um planejamento de marketing para meu laboratório?
Defina um objetivo, observe a concorrência e trace metas mensuráveis e tangíveis.